image

Atendimento: (38) 9 3300-3214

Envie um mensagem: contato@exemplumlocacoes.com.br

10 Mar 2021

Andaimes tubulares: cuidados essenciais na montagem

Segurança e eficiência são dois termos muito importantes quando falamos em trabalhos em altura. O andaime tubular é uma estrutura capaz de garantir ambos, mas que exige alguns cuidados na sua montagem e utilização. Nesse artigo, revelaremos as exigências da NR 18 para esse tipo de torre e também quais as medidas essenciais para os trabalhadores. Continue lendo!

O que são andaimes tubulares?

Esse tipo de estrutura é muito utilizado na construção civil e também em outros trabalhos como para pinturas, manutenções, instalações, montagens de eventos, acabamento, alvenaria e muito mais.

Sua montagem é feita através da junção de peças tubulares encaixadas ou rosqueadas umas nas outras, formando sua altura e garantindo o acesso a determinados locais.

Para necessidades mais específicas, algumas empresas e profissionais optam pela locação de andaimes tubulares. Assim, além de economia, é possível também contar com um equipamento com a manutenção sempre em dia e não é necessário se preocupar com espaço para armazenamento.

Vantagens do andaime tubular

Existem diversas vantagens que os trabalhadores podem contar ao utilizar esse tipo de andaime, tais como:

  • Aumento na produtividade
  • Segurança ao trabalhador
  • Facilidade na montagem e desmontagem da estrutura
  • Sem necessidade de espaço amplo para armazenamento
  • Reutilização quantas vezes forem necessárias
  • Simples manuseio

Tempo de montagem

É importante ressaltar também que um dos principais benefícios do andaime tubular é que ele possui um tempo de montagem de seis a dez vezes menor do que o modelo de madeira. Além disso, seu tempo de vida útil também é muito maior, fazendo com que seja uma opção muito mais duradoura e segura para todos que a utilizam.

Montagem de andaimes tubulares

De acordo com a NR 18, norma regulamentadora do Ministério de Trabalho, independente da altura, andaimes e escoramento metálico precisam ser dimensionados por um profissional legalmente habilitado, com registro no CREA.

Tanto a montagem quanto a desmontagem deve ser feita por uma equipe altamente treinada e supervisionada por este profissional habilitado.

Cuidados essenciais para a montagem

Dito isso e sabendo que é fundamental contar com um profissional habilitado para a montagem, aqui vão algumas dicas e cuidados que devem ser seguidos para utilização e montagem do andaime tubular da maneira correta e segura.

1. Utilize os EPIs adequados

Além de obrigatórios para os profissionais que atuam na montagem e utilização dos andaimes, os equipamentos de proteção individual também são muito importantes para garantir a segurança total durante a execução dos trabalhos.

Portanto, sempre utilize capacetes, óculos de proteção, máscara, luvas, protetor auricular, botas e principalmente cintos de segurança.

2. Isole a área

Além disso, conte também com equipamentos de proteção coletiva para isolar o local e evitar qualquer tipo de acidente com pedestres e outros profissionais. 

O ideal é que a área fique a uma distância de aproximadamente 2 metros entre o andaime e o fluxo de pessoas e outras atividades. 

3. Escolha o local adequado

Uma das maiores preocupações para a montagem do andaime tubular é que o piso esteja nivelado. Portanto, sempre escolha uma área plana para sua instalação.

Se o solo ainda não estiver preparado, vale locar alguns equipamentos para compactar o terreno para que ele aguente todo peso do andaime, pessoas e ferramentas, como o compactador sapo.

4. Verifique a estrutura

Com as peças encaixadas, certifique-se que sua estrutura esteja estável e segura para usar. Além da observação tátil e visual, é importante também verificar o alinhamento, esquadro e prumo para garantir que não há nenhum ponto frágil ou desnivelado.

Envie uma
mensagem para nós

Estamos loucos para lhe atender.

Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.